A Língua Portuguesa é riquíssima. Dificílima (condoo-me com os forasteiros que se aventuram a aprendê-la), mas ainda assim riquíssima. Rápida pesquisa no Google sobre quantas palavras existem na Língua Portuguesa dá respostas divergentes, a depender do dicionário pesquisado: 306.949 verbetes, 208.104 entradas lexicais, 211.732 vocábulos,…. Seja qual for o número, fato é que é grande.
Há pouco tempo terminei de ler o romance A escolha de Sofia, de William Styron. “Volta e meia” eu precisava consultar o significado das palavras (sempre me questiono como é que os tradutores escolhem palavras tão difíceis para transferir o texto do Inglês para o Português).
Para facilitar-me a vida, meu dispositivo de leitura disponibiliza dicionário, bastando pressionar o dedo alguns poucos segundos sobre a palavra para que a definição apareça (nem sempre útil, como por exemplo: “ensimesmamento = ato ou efeito de se ensimesmar”). Não fosse isso, durante a leitura eu teria tido que recorrer ao dicionário on line (consultando-o pelo celular ou pelo computador) ou mesmo aos já arcaicos e muito abandonados dicionários impressos (embora eu ainda os tenha e os consulte com regularidade porque NADA substitui o prazer de manusear uma encadernação).
Ignorar uma palavra desconhecida pode ser bastante prejudicial ao leitor. Lembro de uma amiga contando-me que leu um livro em que o personagem era descrito como pederasta. Com preguiça de procurar o significado da palavra no dicionário (naquela época nem se sonhava com internet; era tudo físico mesmo), ela simplesmente continuou lendo sem entender o significado da palavra. “Depois que terminei o livro, resolvi consultar o dicionário. Ao descobrir o significado da palavra, tive que ler tudo de novo porque ao saber o que é pederasta o personagem mudou completamente para mim. Eu precisava reler para entender o universo do personagem agora compreendendo o que ele realmente era, sentia e enfrentava”.
Como nosso idioma pode ter 306.949, 208.104, 211.732 ou qualquer outra expressiva quantidade de palavras, é inevitável que em algum momento você tenha que consultar um dicionário. Não deixe de fazê-lo. Caso contrário, poderás não saber o que é um pederasta.